sábado, 31 de agosto de 2013

Coala

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Phascolarctidae
Gênero: Phascolarctos
Espécie: P. cinereus

Características:
O coala ou Koala, cujo nome no dialeto aborígene significa “não bebe”, é encontrado apenas na Austrália e é um marsupial de cabeça pequena, focinho curto, com olhos separados, nariz grosso e achatado com grandes narinas em forma de V, com fossas nasais desenvolvidas e responsáveis pelo seu equilíbrio térmico. 

Possui membros posteriores e anteriores com 5 dedos, o polegar das patas posteriores é pequeno e sem garras, mas os outros dedos são fortes e têm garras alongadas. Sua pelagem é densa e sedosa, que serve para regular a temperatura corporal e a pelagem do dorso tem coloração escura que absorve calor, sendo mais escassa no verão e comprida no inverno.  

Não constrói abrigo e por isso dorme ao relento. Por não ter cauda, usa seus possantes músculos da coxa para subir em árvores, principalmente várias espécies de eucalipto, das quais se alimenta. É um animal polígono, pois um macho possui várias fêmeas, e tem hábitos noturnos.  

O coala mede 60 cm e pesa mais de 12 kg, o macho, e 8 kg, a fêmea. Atinge a maturidade sexual entre 3 e 4 anos, o macho, e 2 e 3 anos, a fêmea. O acasalamento ocorre de dezembro a março. A gestação da fêmea dura em média 35 dias, tendo um filhote por ano. O filhote, por sua vez, nasce pesando 0,5 gramas e menos de 20 cm de comprimento, com o corpo nu, cor-de-rosa, olhos e ouvidos fechados. Aos 6 meses já tem pelos e mede 20 cm, pesando entre 400 e 500 g. Sua alimentação compõe-se de uma papa feita de folhas de eucalipto pré-digeridas pela mãe; somente aos 8 meses de idade começa a sair do abrigo da mãe, porém ao completar um ano ocorre o desmame. Esse animal vive entre 15 e 20 anos.      
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Selênio

Símbolo: Se
Massa atômica: 78,96
Número atômico: 34  
Ponto de fusão: 494 K (221 ºC)
Ponto de ebulição: 958 K (685 ºC)
Densidade: 4,79 g/cm³
Ano da descoberta: 1817
Autor da descoberta: Jöns Jacob Berzelius
Origem do nome: Grega: Seléne
Significado: Lua
Utilidades: Copiadoras, célula solar, xampu anticaspa, etc.

Características:
O selênio é encontrado em diversas formas alotrópicas; pode ser produzido amorfo ou em estrutura cristalina. A cor do amorfo é vermelha (em pó) ou preta (se compacto). É insolúvel na água, ligeiramente solúvel em dissulfeto de carbono e estável em éter. Possui efeito fotoelétrico, convertendo a luz em eletricidade; quando exposto à luz aumenta sua condutividade.

Samário

Símbolo: Sm
Massa atômica: 150,36  
Número atômico: 62
Ponto de fusão: 1.074 K (1345 ºC)
Ponto de ebulição: 2067 K (1794 ºC)
Densidade: 7,54 g/cm³
Ano da descoberta: 1879
Autor da descoberta: Lecoq de Boisbaudran
Origem do nome: Homenagem ao coronel russo V. E. Samarski.
Significado:            –
Utilidades: Ímã permanente, receptor de nêutrons, etc.

Características:
À temperatura ambiente o samário encontra-se em estado sólido. É um metal terra rara, maleável, dúctil, mole, medianamente reativo, de cor branca prateada com brilho característico; razoavelmente estável no ar, inflama-se a temperatura de 150 ºC.  Não é encontrado livre na natureza mas em minerais como a monazita, bastnasita e samarskita. 

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Babuíno

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Cercopithecidae
Subfamília: Cercopithecinae
Gênero: Papio
Espécies (5): Papio Anúbis (babuíno-anubis), Papio Cynocephalus, Papio hamadryas (babuíno sagrado), Papio Papio, Papio Ursinus.

Características:
O babuíno tem o focinho pontudo, caninos grandes, bochechas volumosas e calosidades nas nádegas. Vive em savanas, pastagens ou terrenos rochosos, e passa a maior parte do tempo no chão. Normalmente se agrupa em bandos de 10 a 100 indivíduos, compostos por fêmeas, jovens machos e um macho adulto dominante. 

É onívoro e sua alimentação varia conforme as estações do ano, de acordo com o território habitado, a idade e o sexo do indivíduo. As fêmeas e os filhotes comem capim e os filhotes maiores comem até cascas de árvores, insetos e lagartos.

O babuíno atinge a maioridade sexual por volta dos 2 anos de idade, mas a maioria das fêmeas engravida aos 4 anos. A gestação dura em média de 180 a 185 dias, quando nasce apenas uma cria. Na natureza ele vive até os 35 anos, porém no cativeiro pode chegar aos 45 anos. 

O babuíno macho adulto da espécie Papio Papio pode medir até 1,1m e pesar 25 kg; é encontrado em praticamente toda a África.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Rutênio

Símbolo: Ru  
Massa Atômica: 101,07
Número atômico: 44
Ponto de fusão: 2607 K  (2334 ºC)
Ponto de ebulição: 4423 K (4150 ºC)
Densidade: 12,4 g/cm³
Ano da descoberta: 1828  -  1844
Autores da descoberta: Gottfried Wilhelm Osann (1828); Karl K. Claus (1844).                                  

Origem do nome: Latina: Ruthenia
Significado: Russiaw, onde foi encontrado pela primeira vez.
Utilidades: Radiação para tratamento dos olhos, resistência elétrica, etc.

Características:
O rutênio é um metal de transição pouco abundante, encontrado normalmente em minas de platina. À temperatura ambiente encontra-se em estado sólido; é duro, frágil, de cor branca, e apresenta 4 formas cristalinas diferentes. Dissolve-se em ácidos à temperatura ambiente, e a altas temperaturas reage com os halogênios e hidróxidos. O uso do rutênio aumenta a dureza do paládio e da platina.   

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet) 

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cometa Halley

O cometa Halley é um cometa de período intermediário, pertencente ao cinturão de Kuiper, que volta ao interior do Sistema Solar a cada 76 anos. Foi descoberto por Edmond Halley em 696. Antigamente possuía um núcleo de 19 km de diâmetro, que agora é de apenas 11 km e que desaparecerá daqui a 300 mil anos.

Foi registrado pela primeira vez no ano 240 a.C, e foi visível a olho nu em suas 30 aparições registradas. Nos anos 374, 607 e 1066 teve seu brilho maior do que a mais brilhante estrela do hemisfério celestial norte. Tem a cor preta mas reflete a cor branca por causa do desprendimento do vapor de seu núcleo. A cada aproximação do Sol ele perde 6 metros de seu núcleo na vaporização, e esse material se dispersa em fragmentos que viajam pelo espaço e se chocam com a Terra duas vezes por ano, causando uma chuva de meteoros chamada Oriônidas, visível em outubro, e uma outra, chamada Eta Aquarídeas, visível em maio. 

O vapor de seu núcleo é formado de 80% de água, 17% de monóxido de carbono, 3 a 4% de dióxido de carbono e vestígios de hidrocarbonetos. Seu núcleo mede 15 km de comprimento, 8 km de largura e 8 km de altura, e nele há crateras, algumas com 1 km de diâmetro, vazias ou cheias de gelo. Perto do Sol a sua temperatura chega a 77 ºC, quando são emitidos toneladas de gás por segundo. Seu último periélio foi em 27 de novembro de 1985 e o próximo será em 28 de julho de 2061. Atingirá o afélio no fim de 2023, a 5, 3 bilhões de km de distância do Sol, quando reiniciará seu retorno à órbita da Terra.   

sábado, 24 de agosto de 2013

Terra - Ficha técnica

A Terra faz parte do Sistema Solar, da Galáxia Via-Láctea; é o 5º maior Planeta e o 3º mais afastado do Sol, tendo a Lua como único satélite natural. 1 ano na Terra corresponde a 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

É o maior dos 4 Planetas telúricos, ou seja, rochosos, com maior densidade, maior gravidade superficial, campo magnético mais forte e a rotação mais rápida. Tem a forma de um esferoide oblato, uma esfera achatada segundo o eixo polo a polo, mostrando uma saliência no Equador, resultante de sua rotação, com diâmetro de 43 km maior do que o diâmetro polo a polo.

Área total: 510.000.000 km².
Circunferência: 40.000 km.
Diâmetro: 12.750 km.
Terra firme: 149.000.000 km²
Oceanos e mares: ocupam 71% de área do Planeta.
Inclinação do eixo terrestre: 23º27' perpendicular de sua órbita, originando as estações do ano.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)

Mar - o que é

Mar é uma porção de água salgada menor do que um oceano; também é usado para definir grandes lagos que não têm saída natural, como o Mar Cáspio, Mar Morto e Mar de Aral.

Há 72 mares no mundo. Os sete mares falados eram apenas os sete mares conhecidos à época antiga, pois se falava neles há 2.300 a.C numa gravura suméria. Eram eles: Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Mar Negro, Mar Adriático, Mar Cáspio, Golfo Pérsico e Oceano Índico. Atualmente os sete mares são assim definidos: Pacífico Norte, Pacífico Sul, Atlântico Norte, Atlântico Sul, Índico, Ártico e Antártico.

Mares:
Oceano Atlântico, a leste (Europa e África) - 33:
Mar da Noruega, Mar Báltico, Golfo de Bótnia, Mar de Áland, Mar do Arquipélago, Golfo da Finlândia, Golfo de Riga, Mar do Norte, Mar Frísio, Canal da Mancha, Mar da Irlanda, Mar Celta, Mar Cantábrico, Mar Mediterrâneo, Mar de Alborão, Mar das Baleares, Mar da Sardenha, Mar da Ligúria, Mar Tirreno, Estreito da Sicília, Mar Adriático, Mar Jônico, Golfo de Sidra, Mar Egeu, Mar Trácio, Mar Mirtoico, Mar de Creta, Mar da Líbia, Mar de Mármara, Mar Negro, Mar de Azov, Mar Levantino, Golfo da Guiné.

Oceano Atlântico, a oeste (Américas) - 11:
Baía de Daffin, Baía de Hudson, Baía de James, Mar do Labrador, Golfo de São Lourenço, Golfo do México, Baía de Campeche, Mar do Caribe, Golfo da Venezuela, Mar dos Sargaços, Mar Argentino.

Oceano Pacífico - 18:
Mar de Bering, Golfo do Alasca, Golfo da Califórnia, Mar de Okhotsk, Mar do Japão, Mar da China Oriental, Mar da China Meridional, Mar de Sulu, Mar de Celebes, Mar de Mindanau, Mar das Filipinas, Mar das Flores, Mar de Banda, Mar de Arafura, Mar do Timor, Mar de Ross, Mar de Amudsen, Mar de Bellingshausen.     

Oceano Índico - 8:
Mar Vermelho, Golfo de Áden, Golfo Pérsico, Golfo de Omã, Mar da Arábia, Baía de Bengala, Mar Morto, Mar de Aral.

Oceano Ártico - 6:
Mar de Barents, Mar de Kara, Mar de Beaufort, Golfo de Amudsen, Mar de Chukchi, Mar de Laptev.

Oceano Antártico - 2:
Mar de Weddell, Mar de Ross.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)    

Istmo - o que é

Istmo é uma porção de terra estreita cercada por água dos dois lados e que une duas grandes porções de terra. O primeiro istmo conhecido por esse nome foi o Istmo de Corinto, na Grécia. Já um estreito é o contrário de um istmo, pois ele liga duas extensões de água entre duas extensões de terra. 
Alguns istmos conhecidos: 
Istmo de Stradun (antigo istmo de Dubrovnik) une duas partes da cidade croata.
Istmo de Suez, situado entre a África e a Ásia, onde o canal de Suez foi construído.
Istmo de Kra, que liga a península malaia à Ásia. 
Istmo de Tehuantepec, no México. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto e pesquisa: internet)

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Poema XXXII de Kabir Das (Poeta indiano - 1440 - 1448? - 1518?)

DANÇA, meu coração! dança hoje com alegria.
Os compassos do amor enchem de música os dias e as noites,
E o mundo escuta suas melodias.

Loucas de alegria, a vida e a morte dançam.
Ao ritmo dessa música, dançam as colinas
Os mares e a terra.
Entre risos e lágrimas, a humanidade dança.

Para que vestir o hábito do monge e viver
Apartado do mundo em orgulhosa solidão?
Vê! meu coração dança no requinte
De uma centena de artes,
E o Criador se compraz.

(Cem Poemas, de Kabir. Poemas selecionados
por Tagore , da Editora Attar (1989). Foto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB)

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mar Cáspio

O Mar Cáspio é considerado o maior lago do mundo e está situado onde o sudeste da Europa se encontra com o continente asiático. É limitado a noroeste pela Rússia, a oeste pelo Azerbaidjão, ao sul pelo Irã, a sudeste pelo Turcomenistão e a nordeste pelo Cazaquistão. Na antiguidade era conhecido por oceano Hircaniano e atualmente é denominado como Mar Cazar e Mar Khvalissian.

Possui uma área de 371.000 km², com um comprimento máximo de 1.200 km, largura máxima de 450 km, perímetro de 7.000 km. Tem uma profundidade média em torno de 180 m, chegando a máxima de 1.025 metros. Sua bacia abriga 130 rios pequenos e grandes, que deságuam suas águas nos litorais norte ou oeste. Seus principais afluentes são os rios Volga e Urol. 

Divide-se em três partes principais: 
- porção sul,onde se encontram as maiores profundidades, com média de 325 m.
- Parte central do mar, com profundidade em torno de 170 m.
- Porção norte, que integra a depressão Aralo-Caspiana (com altitude média de -28 m). É a parte mais rasa do mar, onde atinge uma profundidade de, no máximo, 10 m.

Cidades à beira-mar:
Baku ( Azerbaidjão), Turkmenbachi (Turquemenistão), Balol (Província de Mazandaran, Irã) e Aktau (Cazaquistão).     

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)    

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Flor estrangeira (Robindronath Tagore)

(Poema de Robindronath Tagore, do seu livro Purobi (1925), dedicado a Victoria Ocampo):

Ó flor, flor estrangeira,
Quando te perguntei teu nome,
Abanaste a cabeça, brincando.

E disse comigo:
Que pode haver num nome?
Pelo teu sorriso és conhecida e somente por ele.


Ó flor, flor estrangeira,
Quando te apertei ao meu coração e perguntei:
- Dize-me, onde moras?
Abanaste a cabeça, brincando.
- Não sei onde é, respondeste.

E eu disse comigo:
Era inútil perguntar de onde vinhas.
Tua casa está no amoroso coração
Daquele que te conhece, e apenas lá.

Ó flor, flor estrangeira,
Quando te perguntei, num suspiro:
- Que idioma falas?
Abanaste a cabeça, brincando,
Enquanto as folhas se punham a murmurar.

 E comigo disse:
Agora sei que a mensagem do teu perfume
Transporta tua esperança sem palavras
E teu talento é a minha própria vida.

 Ó flor, flor estrangeira,
Quando te perguntei,
A primeira vez que vim de madrugada:
- Sabes quem sou?
Abanaste a cabeça, brincando.

E disse comigo:
Não tem grande importância.
Se soubesses que meu coração
Fica cheio de alegria perto de ti,
Então ninguém me conheceria melhor,
Ó flor, flor estrangeira.

Ó flor, flor estrangeira,
Quando te perguntei:
- Algum dia me esquecerás?
Abanaste a cabeça, brincando.

E senti no meu coração
Que me recordarias muitas e muitas vezes,
Quando eu te deixasse por uma outra terra.
A distância virá aproximar-nos em sonho
E não me hás de esquecer nunca mais.

(Poesia: Tagore - Tradução do inglês para o português: Cecília Meireles - Foto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB)

domingo, 18 de agosto de 2013

Rubídio

Símbolo: Rb
Massa atômica: 85,4678
Número atômico: 37
Ponto de fusão: 312,46 K (39,31 ºC)
Ponto de ebulição: 961,15 K (688 ºC)
Densidade: 1,53 g/cm³
Ano da descoberta: 1861
Autores da descoberta: Robert Bunsen e Gustav R. Kirchoff
Origem do nome: Latina: Rubidus
Significado: Vermelho
Utilidades: Célula fotoelétrica, exame dos músculos do coração, localização de tumores cerebrais, etc.

Características:
O rubídio é um metal alcalino macio, de coloração branca prateada brilhante, mas perde seu brilho ao contato com o ar. Muito reativo, é o 3º elemento alcalino mais eletropositivo. É encontrado líquido à temperatura ambiente; reage violentamente com a água desprendendo hidrogênio.  Forma amálgamas com o mercúrio e pode formar ligas com o ouro, com os demais metais alcalinos, metais alcalinos terrosos, antimônio e bismuto.   

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Ródio

Símbolo: Rh
Massa atômica: 102,90550
Número atômico: 45
Ponto de fusão: 2237 K (1.964 ºC)
Ponto de ebulição: 3968 K (3695 ºC)
Densidade: 12,4 g/cm³
Ano da descoberta: 1804
Autor da descoberta: William Hyde Wollaston
Origem do nome: Grega: Rhódon
Significado: Cor-de-rosa
Utilidades: Refletor de faróis, vela para motores de avião, talheres, espelhos, etc.

Características:
O ródio é um metal de coloração branca prateada, dúctil e bom refletor de luz. Não é atacado por ácidos, mas dissolve-se em água régia ou ácido sulfúrico concentrado, quando é dividido. Ocorre em forma natural, associado à platina e outros metais; além disso é encontrado em alguns minerais de níquel.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Raul Machado

Raul Campêlo Machado nasceu no dia 7 de abril de 1891 em Batalhão, atual Taperoá, estado da Paraíba. Era filho de João Machado da Silva e de dona Júlia Campêlo Machado.

Iniciou seus estudos em sua terra natal, porém completou-os no Liceu Paraibano; foi então para o Recife onde se matriculou na Faculdade de Direito. Lá cursou apenas o 1º ano, viajando para o Rio de Janeiro, concluindo seu curso na Faculdade de Direito daquela cidade.  

Aos 15 anos de idade já compunha seus versos, publicando-os no Jornal "A União",  jornal oficial do governo da Paraíba. Foi aprovado em concurso público sendo nomeado auditor de guerra, indo servir nos estados do Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. Exerceu as seguintes funções: Promotor de Justiça Militar, em Pernambuco; Ministro Do Tribunal de Segurança Nacional; Secretário-geral da Comissão 
Organizadora dos Estatutos dos Funcionários Públicos e Ministro Corregedor da Justiça Militar.
Era membro da Sociétê dês Hommes de Lettres e da Sociétê Academique d'Histoire Internationale, da França. Era jurista, ensaísta, conferencista, escritor, poeta e poliglota. 

Raul Machado faleceu no dia 19 de julho de 1954 a bordo do navio Provence, quando regressava da Europa aonde fora buscar tratamento de saúde. 

Obras:
Cristais de Bronze (1909); Água de Castália (1919); Asas Aflitas (1924); Pelo Abolicionismo da Arte (1925); Praxe do Processo Criminal Militar (1926);  A Culpa no Direito Penal (1929); Direito Penal Militar (1930); Pássaro Morto (1933); Código Penal Militar da Alemanha (1932); Poesias (1936); Dança das Ideias (1939);  A Lâmpada Azul do Sonho (1946);  Asas Libertas (1950);
Seus versos mais famosos: "Lágrimas de Cera", "Póstumas" e Na "Praia".    


Documento online do Congresso Nacional onde cita o nome de Raul Machado:

Lei nº 1.242, de 21 de Novembro de 1950

Autoriza a abertura de crédito especial, ao Poder Judiciário, para pagamento de despesas ocorridas em 1948 e 1949.

O Presidente da República:
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1º E' o Poder Executivo autorizado a abrir, ao Poder Judiciário, o crédito especial de Cr$ 140.480,00 (cento e quarenta mil, quatrocentos e oitenta cruzeiros), para pagamento de despesas de pessoal e material ocorridas de 1848 a 1949, assim discriminadas:

                                                                                                                                  Cr$

a) Para substituições ocorridas no Superior Tribunal Militar ........................................35.000,00

b) Para pagamento de salário-família na Auditoria da 3.ª Região Militar.........................1.000,00

c) para o pagamento, em 1948 e 1949, do acréscimo de 25% (vinte e cinco por cento) sôbre os vencimentos do cargo que ocupa o Auditor da Justiça Militar, Raul Campelo Machado e, no exercício de 1949, igual acréscimo sôbre os vencimentos dos cargos de que são ocupantes os Promotores da Justiça Militar, Otávio Murgel de Rezende e Amarílio Lopes Salgado, concedidos em decretos do Poder Executivo, publicados no Diário Oficial, em 2 e 5 de setembro de 1949 ................................................................................................................... 104.300,00

d) Para pagamento de telefones, telefonemas, telegramas, radiogramas, porte postal e assinatura de caixas postais nas Auditorias de Guerra..................................................................................      180,00

                                                                                                                                                140. 480,00

    Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

    Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 21 de novembro de 1950; 129º da Independência e 62º da República.

EURICO G. DUTRA.
Guilherme da Silveira.


Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 24/11/1950

Publicação:
Diário Oficial da União - Seção 1 - 24/11/1950, Página 16913 (Publicação Original)
Coleção de Leis do Brasil - 1950, Página 73 Vol. 7 (Publicação Original)

(Texto: Eliza Ribeiro- Taperoá - PB)

Anu-preto

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae e Crotophaga ani
Subfamília: Crotophaginae
Gênero: Crotophaga
Espécie: C. ani

Características:
Também chamado de anum-preto, o anu-preto é uma ave encontrada desde a Flórida (EUA) à Argentina e em todo o Brasil. Vive em paisagens abertas com moitões e em capões, pastos e jardins. De voo lento, vive em bandos de 5 a 7 aves e para se aquecer se aglomera uns com os outros. 
Gosta de Sol, toma banho na poeira, ficando com a plumagem da cor da terra e às vezes cinza-carvão. Tem corpo fino, bico alto, forte e curto e cauda comprida, sendo um pássaro de cor totalmente preta. Seu cheiro característico atrai morcegos e animais carnívoros.

Alimenta-se de gafanhotos, percevejos, aranhas, lagartixas, camundongos, pequenas cobras e rãs, peixes, algumas frutas, bagos e sementes. Mede 36 cm e pesa de 98 a 120 g.
Seu ninho é grande e feito de ramos e folhas e geralmente é coletivo, dividido entre 6 a 10 aves, e sua construção é feita pelo macho com a ajuda de filhotes de crias anteriores. A incubação dura de 13 a 16 dias, contendo o ninho de 10 a 20 ovos. O anu-preto possui mais de 10 vozes diferentes.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet) 

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Uma voz...

Há uma voz além de mim,
Uma voz suave me chamando,
E eu quero ir;
Vou me aventurar...

O mundo anda ruim,
Está precisando escutar a voz
Que vem lá da imensidão...

A alma do Universo vive eternamente,
E no espaço sideral gira o amor,
E a vida não se finda...

Há uma paz em mim,
Uma luz que me alumia;
Deus me chama, e eu vou...

Dentro do meu coração,
Além do Universo, uma canção!

É uma voz que grita, é uma voz que me chama:
Diz: "Olha o Universo, a grandiosidade do Universo,
E no ponto mais iluminado repara: lá estou!...
E por me vires iluminado,
Ilumina a vida aonde fores...

Segue teu caminho, planta tua semente pensando em Mim!
Um dia Eu te trarei até aqui - hoje não, um dia;
Porque levaste contigo a Minha paz e a Minha luz em teu caminho na Terra!

(Poesia: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet).

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Rênio

Símbolo: Re
Massa atômica: 186,207
Número atômico: 75
Ponto de fusão: 3459 K (3.180 ºC)
Ponto de ebulição: 5869 K (5.597 ºC)
Ano da descoberta: 1925
Autores da descoberta: Walter Noddack, Ida Noddack e Berg
Origem do nome: Em homenagem às províncias alemãs do Reno.
Significado:            –
Utilidades: Fio de forno elétrico, eletrodo, termopares, etc.

Características:
O rênio é um metal de transição de aparência branca prateada, pesado, sólido à temperatura ambiente; é raramente encontrado na natureza.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet)

Radônio

Símbolo: Rn
Massa atômica: 222,0176
Número atômico: 86
Ponto de fusão: 202 K(-71 ºC)
Ponto de ebulição: 211,3 K (-62 ºC)
Ano da descoberta: 1889
Autores da descoberta: E. Dorn e Ernest Rutherford
Origem do nome: do latim radonium - derivado do rádio.
Significado:             –
Utilidades: Elemento radioativo. Sismógrafo, fonte medicinal, etc.

Características:
O radônio é um elemento químico gasoso, radioativo, incolor, inodoro e insípido e dilui-se em líquidos e em sólidos. Em sua forma sólida apresenta cor avermelhada.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet: uraninita, um mineral de urânio que contém rádio e radônio)

domingo, 11 de agosto de 2013

Canguru

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Marsupialia
Ordem: Diprotodontia
Família: Macropodidae
Gênero: Macropus
Espécies: Macropus antilopinus, Macropus rufus, Macropus giganteus, Macropus fuliginosus.

Características:
A palavra canguru significa "não sei" e foi registrada pela primeira vez no dia 4 de agosto de 1770 pelo capitão James Cook nas margens do rio Endeavour, atual Cooktown.

O canguru é um mamífero marsupial, com patas traseiras bem desenvolvidas, com 4 dedos; as dianteiras são pequenas e têm 5 dedos. O marsúpio só é encontrado na fêmea, onde abriga o filhote, que nasce imaturo e precisa de abrigo materno para terminar seu desenvolvimento. Possui orelhas grandes e cabeça pequena e seus pelos são espessos, que crescem por toda a vida. 

O canguru habita as planícies da Austrália, florestas densas e montanhosas de Nova Guiné e algumas ilhas vizinhas, dependendo da espécie, e alimenta-se de vegetais e frutas. Pesa em torno de 500 g a 90 kg, mede de 80 cm a 1,60 m, atinge uma velocidade de até 56 km/h e pula até 9 m de distância numa altura de até 1,8 m.     

A gestação da fêmea dura de 30 a 40 dias, quando nasce apenas 1 filhote imaturo, de até 2 cm de comprimento, cego e sem pelos. Assim que nasce, o filhote já se arrasta até alcançar o marsúpio, onde permanece até 6 meses; a partir daí passeia com a mãe, e ao completar 1 ano de vida já se torna independente.
O canguru pode viver até os 25 anos de idade, e é considerado o animal-símbolo da Austrália.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Tomé de Sousa

Tomé de Sousa nasceu possivelmente no ano 1501. Era filho do último prior de Rates, e primo de Martim Afonso de Sousa e do Conde de Castanheira. Varão dotado de grandes qualidades pessoais, participou de guerras em continente africano, como no ano de 1528, quando comandou uma investida contra os mouros da Arzila. Em 1545 recebeu o comando da nau “Conceição”, que integrou a expedição à Índia, dirigida pelo capitão-mor Fernão de Andrade. 

De volta a Portugal, foi nomeado por dom João III como governador-geral do Brasil. No dia 17 de dezembro de 1548 foi aprovado o “Regimento de Tomé de Sousa”, que designava atribuições e responsabilidades na administração da nova colônia. Como ajudantes, foram nomeados Antônio Cardoso de Barros, como provedor-mor; o desembargador Pero Borges, como ouvidor-geral do Brasil; Pero de Góis, como capitão-mor da costa; o arquiteto Luís Dias dos Reis, como mestre-de-obras da fortaleza; Francisco Mendes da Costa, Antônio dos Reis, Gonçalo Ferreira e Miguel Muniz, como escrivães e tesoureiros; Cristóvão de Aguiar d’Altro, como almoxarife dos mantimentos; Manuel Lourenço, como vigário perpétuo da Igreja-Matriz; Diogo de Castro, como boticário; Miguel Martins, mestre de fazer cal. Vieram ainda os padres jesuítas João de Azpilcueta Navarro, Leonardo Nunes, Antônio Pires, e os irmãos Vicente Rodrigues e Diogo Jácome, todos sob a chefia do padre Manuel da Nóbrega.  

A Armada saiu do rio Tejo no dia 1º de fevereiro de 1549, composta das naus “Conceição” (capitânia), “Salvador” (de 150 toneladas) e “Ajuda”, além das caravelas “Leoa e Rainha” e um bergantim. Trazia cerca de 1.000 pessoas, tendo 320 assalariados, seiscentos degredados e o restante era de colonos. 
Desembarcaram na Bahia de Todos os Santos no dia 29 de março de 1549, onde o governador-geral iniciou próspera administração. Com a ajuda de Diogo Álvares Correa, o Caramuru, Tomé de Sousa fundou a cidade de Salvador, inaugurada no dia 1º de novembro do mesmo ano. Instituiu a administração geral, reorganizou diversas capitanias, melhorou as fortificações de Ilhéus e São Vicente, elevou Santo André da Borda do Campo à categoria de vila e autorizou a fundação de Nossa Senhora de Itanhaém, na capitania de São Vicente. Instalou em todas as capitanias a justiça do rei, protegeu o trabalho dos donatários e regularizou os tributos da Fazenda. 
De administração impecável, Tomé de Sousa entregou o governo ao seu sucessor, dom Duarte da Costa, no dia 8 de maio de 1553. Regressou a Lisboa, onde integrou os Conselhos da Coroa. Faleceu possivelmente no ano 1573. 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. XI. Porto Alegre. São Paulo, Globo, 1974. 
ROSA, Prof. Ubiratan. Moderna Enciclopédia Brasileira. Vol. 3, pág. 589. São Paulo, G. Lopes Ltda., 1979. 
ENCICLOPÉDIA Delta Larousse. Vol. 2, pág. 905. Rio de Janeiro, Delta S.A., 1967. 

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Vasco da Gama

O fidalgo e navegador português Vasco da Gama nasceu em Sines, no ano 1469. Era filho do alcaide-mor Estevão da Gama e de dona Isabel Sodré. 
Ainda jovem lutou na África, nos reinados de dom Afonso IV e dom João II, onde desempenhou importantes missões. Foi designado pelo rei dom Manuel I para comandar uma expedição para encontrar o caminho marítimo para as Índias. 

A frota era composta de 4 caravelas: “São Gabriel”, a capitânia; “Berrio”, comandada por Nicolau Coelho; “São Rafael”, comandada por Paulo da Gama, irmão de Vasco da Gama, e uma quarta, comandada por Gonçalo Nunes, aonde iam os mantimentos. Tinha a bordo 160 tripulantes, além de levarem mapas, aparelhos de utilidades e mantimentos para três anos. 
Antes de partirem, os capitães beijaram a mão do rei, e Vasco da Gama ajoelhou-se diante dele e, tomando em suas mãos a bandeira da Ordem de Cristo, jurou fidelidade ao monarca. Dom Manuel I entregou a Vasco da Gama mensagens ao samorim de Malabar, Calecute, solicitando liberdade de comércio para os lusos.  

A viagem começou no dia 8 de julho de 1497, partindo a frota do rio Tejo, em Lisboa. De início, tudo transcorreu normalmente, até a linha do equador. A partir daí a viagem seguiu rumo desconhecido. Com o avanço no mar, a caravela “São Gabriel” salvou-se milagrosamente de uma tempestade, e logo se avistou a Baía de Santa Helena, e no dia 24 de novembro do mesmo ano grumetes avistaram o Cabo da Boa Esperança. Seguindo viagem, chegaram ao oceano Índico ou “Mar das Índias”. Pelo natal a expedição chegou à parte oriental da África. 

De lá, a expedição partiu costeando até o reino de Monomotapa, sendo bem recebida pelo rei Monoemugi e seu povo – os cafres. Vasco da Gama batizou esse novo mundo de “Terra da Boa Gente”. Seguindo viagem, descobriu a foz do rio Zambese, onde os árabes já negociavam com os nativos. No dia 14 de abril a expedição chegou a Moçambique. Contornando a costa, chegou à Quiloa (atual Tanzânia), Mompaça (atual Quênia). Seguindo para a Índia, as caravelas alcançaram Calecute, na costa do Malabar. Estava no fim da viagem, após dez meses rumo ao desconhecido, no dia 17 de abril de 1498. 

Quando desembarcou em Malabar, Vasco da Gama fez contatos com o samorim (soberano), mas por intrigas dos árabes que temiam a concorrência portuguesa, foram seus tripulantes hostilizados pelos nativos, obrigando a expedição de Vasco da Gama retornar para Lisboa. Durante o retorno, a expedição foi atacada por 8 naus do samorim, saindo-se vencedora do conflito. A primeira caravela a chegar a Lisboa foi a “Berrio”, comandada por Nicolau Coelho, no dia 10 de julho de 1499, dando ao rei a notícia do grande feito. A caravela capitânia chegou ao Tejo no dia 9 de setembro do mesmo ano, depois que o capitão perdeu na viagem o seu irmão Paulo. As embarcações estavam repletas de especiarias e pedras preciosas, porém apenas 35 tripulantes sobreviveram à viagem.

O rei dom Manuel I recebeu Vasco da Gama solenemente, concedendo-lhe o título de “Senhor da conquista, navegação e comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia”, além de grande recompensa em dinheiro, e uma renda anual de 300$000 réis de juros. 
No ano 1502 recebeu o título de “Almirante do mar da Índia” e de dom. No mesmo ano retornou à Índia com 20 embarcações e muita gente armada. Quando chegou a Calecute, atacou os árabes e os nativos de forma implacável, como vingança pelas hostilidades recebidas por ele e seus tripulantes na primeira viagem. Ao retornar a Lisboa, recebeu o título de “Conde de Vidigueira”. 

Em 1524 fez sua terceira e última viagem à Índia, com o título de vice-rei da Índia. Ao desembarcar em Calecute, prendeu o governador dom Duarte de Menezes e alguns fidalgos, mandando-os de volta a Portugal, por causa da desastrosa administração do governador, e fez algumas reformas políticas. 
Na noite do dia 24 de dezembro do mesmo ano Vasco da Gama faleceu em Cochim.  Em 1539 seus restos mortais foram trasladados para Vidigueira e dali para a igreja dos Jerônimos. Deixou sua esposa, dona Catarina de Ataíde, e muitos filhos. 

Bibliografia: 
ENCICLOPÉDIA Ilustrada Semanal Conhecer. Vol. 1, fascículo 15, págs. 232 a 233. São Paulo, Abril Cultural, 1966. 
ENCICLOPÉDIA Brasileira Globo. 13ª ed. Vol. V. Porto Alegre, Globo, 1974. 
ENCICLOPÉDIA Pesquisando na Escola. Vol. 4, pág.78. São Paulo, Ícone, 1988.      

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Rádio

Símbolo: Ra
Massa atômica: 226,0254
Número atômico: 88
Ponto de fusão: 973 K (700 ºC)
Ponto de ebulição: 2010 K (1740 ºC)
Ano da descoberta: 1898
Autores da descoberta: Pierre Curie e Marie Curie
Origem do nome: Grega: Radius
Significado: Raio.
Utilidades: Elemento radioativo. Fonte de nêutrons, tinta fosforescente, etc.

Características:
O rádio em seu estado natural é sólido, radioativo e quimicamente semelhante ao bário. Emite partículas alfa, beta e radiação gama; misturado ao berílio produz nêutrons. Sua luminescência produz coloração azul fraca e reage com água para formar o hidróxido de rádio.

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - Foto: internet) 

Avestruz

Classificação científica
Reino: animália
Filo: Chordata
Classe: aves
Ordem: Struthioniformes
Família: Struthionidae
Gênero: Struthio
Espécie: Struthio camelus

Características:
O avestruz pesa entre 90 a 130 kg, mede entre 2 e 2,5 metros de comprimento e 1,8 a 2,7 metros de altura; a fêmea é menor e atinge 1,7 a 2 metros de altura. Atinge uma velocidade de até 80 km/h e vive entre 50 e 70 anos, sendo reprodutivo a partir dos 2 ou 4 anos (a fêmea, seis meses mais cedo), e permanece assim de 20 a 30 anos. Não é ave migratória, mas é nômade e viaja com animais ruminantes, como zebras e antílopes; adapta-se a áreas montanhosas, planícies arenosas e desérticas. 

É onívoro: come ervas, folhagem de árvores, arbustos e pequenos vertebrados e invertebrados; também engole pedras para ajudar na digestão. Pode passar bom tempo sem beber água, bebendo a umidade das plantas que consome. De boa visão e audição, reconhece um inimigo a uma grande distância. 

Acasala-se entre março e abril, e o macho luta por 2 a 5 fêmeas. É ovíparo, e seu ninho é um buraco escavado no chão com uma profundidade que vai de 30 a 60 cm. A fêmea põe um ovo por dia; depois de 20 ou 30 ovos postos começa o período da incubação. O casal protege os ovos contra seus principais inimigos – hienas, chacais e outros; durante esse período o pescoço e as pernas do macho tornam-se vermelhos. Se a fêmea percebe que um animal se aproximou dos ovos, ela destrói o ninho e constrói outro em outro local. A fêmea choca os ovos durante o dia e o macho à noite. O ovo do avestruz pesa um 1,4 kg, tem 15 cm de comprimento, 12 cm de largura e tem a casca muito grossa, obrigando o filhote a fazer muita força para nascer. O filhote, por sua vez, precisa de muito aquecimento, por ser sensível ao frio, e acompanha os pais até a fase adulta. Cada fêmea bota de 40 a 100 ovos por ano, que são incubados por 42 dias.  

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O amor

O amor atrai,
Convida, prende, acorrenta
E joga a chave do cadeado fora...

Mas, para que abrir o cadeado
Se o amor é bom?

(Poesia: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

sábado, 3 de agosto de 2013

Este é o meu fim e o teu (Khwaja Abdullah Ansari)

Minha casa está em ruínas;
Os frutos do meu trabalho foram engolidos.
E meus filhos não encontram lugar em minha casa;
Outro dorme em minha cama.

Eu agora verto lágrimas de arrependimento,
E lamento por meus erros.
Que meu estado lhe sirva de advertência
Para trabalhar enquanto é tempo.


O pássaro da alma voará
E deixará o corpo desabitado
A relva crescerá sobre o túmulo,
E talvez desabroche uma flor.

(Poesia: Khwaja Abdullah Ansari
Poeta persa nascido em Herat, em 04 de maio de 1006.
Extraído de "As Invocações de Abdullah Ansari - Ed. Dervish, 1990)

(Foto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - pesquisa da poesia: internet) 

Antílope negro

Classificação científica:
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae.
Subfamília: Hippotraginae
Gêneros: Hippotragus/Oryx/Addax.

Características:
Por causa de seu porte, sua cor e seu coro, ele parece um cavalo árabe. O adulto é de marrom escuro e quase negro na área do pescoço e membros. A fêmea difere do macho em sua cor avermelhada na parte de cima do dorso. Anda em grupos de 20 ou 30, podendo haver até 100 indivíduos num rebanho. O macho mais velho se isola do grupo para viver em duplas ou sozinho. Alimenta-se praticamente de pasto, folhas e brotos de plantas. Ouve e vê bem, usa os chifres em lutas, que no macho mede aproximadamente 120 cm. Normalmente é atacado por leões, e os filhotes são protegidos pela mãe, que os esconde nos primeiros dias de vida. Em cada gestação de nove meses nasce apenas um filhote, e a fêmea dá à luz separada do grupo, sob os arbustos. Pesa em média 250 kg e mede aproximadamente 1,35 cm.

Bibliografia:
Zingg, Eduardo. África: o último paraíso selvagem. Fascículo nº 2, pág. 38. Editora EBF LTDA. Atibaia (SP).
Wikipédia.   
(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Protactínio

Símbolo: Pa
Massa atômica: 231,0359
Número atômico: 91
Ponto de fusão: 1841 K (1572 ºC)
Ponto de ebulição: 4300 K (4027 ºC)
Ano da descoberta: 1917
Autor da descoberta: Soddy
Origem do nome: Grega: Protos
Significado: Primeiro
Utilidades: Apenas para pesquisas.

Características:
Elemento radioativo, tem em sua aparência o metálico prateado, é médio condutor de calor (40% menos do que o ferro) e mau condutor de eletricidade (50% menos do que o ferro); é produto da fissão do tório, plutônio e urânio, sendo um dos mais raros e caros dos elementos químicos.    

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet) 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pintassilgo comum

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeri
Família: Fringillidae
Gênero: Carduelis
Espécies: Pintassilgo -de-cabeça-preta (Carduelis magellanicus), pintassilgo-do-nordeste (Carduelis Yarrellii), pintassilgo-comum (Carduelis carduelis), pintassilgo-de-barriga-amarela (Carduelis xanthogastra), pintassilgo-da-venezuela (Carduelis cuculata) epintassilgo-de-gravata (Carduelis barbata).

Características:
O pintassilgo mede 11 cm de comprimento e pesa aproximadamente 20 gr. O macho é amarelo-pálido esverdeado com a cabeça, garganta, cauda e asas pretas, estas últimas com barras amarelas. Durante a primavera é visto no alto de árvores, postes e telhados e no inverno se junta em bandos de centenas de indivíduos. De canto mavioso, também imita o canto de outras aves. Alimenta-se de sementes e pequenos frutos secos, de revestimento duro.

A  fêmea não possui o negro da cabeça e a parte inferior é amarela mais pálida, porém há fêmea com a cabeça acinzentada. Atinge a maturidade sexual aos 10 meses e se reproduz na copa das árvores ou em árvores menores. É tarefa da fêmea a construção do ninho, que é feito em formato de tigela, com raízes finas, sem revestimento, ou apenas forrado de penas e crinas, na forquilha de árvores e arbustos, a 3 ou 4 metros do solo. Seus ovos são brancos, com um pouco de azul-celeste com pintas pardas, e medem 16 por 12 mm. É da fêmea também a tarefa da incubação, mas o macho a alimenta durante esse período; cada ninhada tem de 3 a 5 ovos, com 2 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias de incubação.   

(Texto: Eliza Ribeiro - Taperoá - PB - foto: internet)

Promécio

Símbolo: Pm
Massa atômica: 146,9151
Número atômico: 61
Ponto de fusão: 1315 K (1168 ºC)
Ponto de ebulição: 3273 k (2700 ºC)
Ano da descoberta: 1947
Autor da descoberta: C. D. Coryell
Origem do nome: Relativo a Prometeu, personagem da mitologia grega
Significado:                –
Utilidades: Bateria nuclear, projéteis teleguiados, relógios, etc.

Características:
O promécio é um leve emissor de partículas beta, mas não emite radiações gama; pode emitir raios-x quando partículas beta atingirem elementos com números atômicos mais altos. Tem aparência metálica e não é encontrado de forma natural na Terra, mas foi identificado através do espectro da estrela HR465 na Constelação de Andrômeda, e possivelmente na HD101065 (estrela de Przybylski) e HD965. 

(Pesquisa e foto: internet)